domingo, 23 de maio de 2010

O PAI NÃO DESISTE


Havia um homem muito rico, possuia muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço. Tinha ele um único filho, um único herdeiro que, ao contrário do pai, nao gostava de trabalho, nem compromissos.
O que ele mais gostava era fazer festas, estar com seus amigos e, de ser bajulado por eles.
Seu pai sempre o advertia de que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer. Depois, o abandonariam.
Os insistentes conselhos do pai lhe retiam os ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atençao.
Um dia, o velho pai já avançava na idade e disse aos seus empregados para construirem um pequeno celeiro e dentro dele, ele mesmo fez uma forca e junto à ela, uma placa com os dizeres:
" PARA VOCE NUNCA MAIS DESPREZAR AS PALAVRAS DE TEU PAI"
Mais tarde, chamou o filho e o levou até o celeiro e lhe disse:
- Meu filho, eu já estou velho e, quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu e, eu sei qual será o teu futuro. Você vai deixar a fazenda nas m+os dos empregados e irá gastar todo o dinheiro com teus amigos.
Irá vender os animais e os bens para se sustentar e, quando nao tiver mais dinheiro, teus amigos vao se afastar de você e, quando você entao nao tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de nao ter me dado ouvidos.
Foi por isto que eu construi esta forca. Ela é para você e, quero que você me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela.
O jovem riu, achou um absurdo mas, para nao contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse ocorrer.
O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo mas, assim como seu pai havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a refletir sobre sua vida e viu que havia sido um tolo. Lembrou-se das palavras de seu pai e começou a chorar e dizer:
- Ah, meu pai... Se eu tivesse ouvido os teus conselhos... mas agora é tarde e, tarde demais.
Pesaroso, o jovem levantou os olhos e, de longe, avistou o pequeno celeiro.
Era a única coisa que lhe restava. A passos lentos, se dirigiu até lá e entrando, viu a forca e a placa empoeirada e pensou:
- Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo mas, pelo menos desta vez, farei avontade dele. Vou cumprir a minha promessa. Nao me resta mais nada...
Entao ele subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço e pensou: "- Ah, seu eu tivesse uma nova chance... Entao se jogou do alto dos degraus e, por um instante, sentiu a corda apertar a sua garganta... Era o fim...
Mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente e, o rapaz caiu no chao. E sobre ele, cairam jóias, esmeraldas, pérolas, rubis, safiras e brilhantes, muitos brilhantes...
A forca estave cheia de pedras preciosas e um bilhete caiu entao...
Esta é a tua nova chance. Eu te Amo muito!
Com Amor, teu velho e já saudoso pai.

Nenhum comentário:

Frase do Dia

  • Quem supera, vence. (Johann Goethe)